Todos os animais submetidos à cirurgia de castração receberam após a cirurgia: antibiótico e anti-inflamatório injetáveis.
Não permita que o animal arranque os pontos da cirurgia. Ao perceber que seu animal está tentando retirar o curativo e arrancar os pontos, deve ser providenciado imediatamente um colar elizabetano (parece um abajur e pode ser adquirido em clínicas veterinárias e pet shops) adequado ao seu tamanho. O colar deve ser mantido até a completa cicatrização da ferida cirúrgica.
Sonolência, apatia, andar curvado e vômitos são normais nos dois dias após a cirurgia. Não deixe as crianças carregar ou brincar com os animais.
A cirurgia nas fêmeas é mais delicada que nos machos. Nelas é feito um curativo sobre a ferida cirúrgica e colocada no corpo uma malha (roupinha) para proteção. Procure manter a roupa nelas, até completar o período de cicatrização (7 a 10 dias).
Só refaça o curativo se prescrito pelo médico veterinário. Forneça água e alimento em pequenas quantidades e de forma gradual vá aumentando. Não force a alimentação nos animais. Devido a anestesia, eles podem não ter o apetite normal e vomitarem nos dois primeiros dias após a castração.
Mantenha o animal aquecido ao levá-lo para casa, até que ele retorne ao normal. Se necessário aqueça bolsas de água (ou utilize garrafas pet) e deixe ao redor do animal.
Cuidado com escadas, soleiras, varandas ou piscinas, evitem que eles fiquem pulando, pois podem sofrer quedas, romper os pontos e vir a óbito. Os animais necessitam de repouso absoluto.
Se possível deixe seu animal dormir dentro de casa na primeira semana após a cirurgia.
Faça a transferência da sua doação via PIX